A Energia tem ECO no futuro
  A ADENE encontra-se a promover uma campanha de comunicação e sensibilização com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», que tem como grande objetivo dar um novo impulso ao Programa ECO.AP. Por forma a redinamizar o Programa ECO.AP e apoiar as entidades públicas na melhoria da eficiência energética nos seus edifícios, a ADENE está a implementar uma Campanha de Comunicação e Sensibilização para a Eficiência Energética dirigida à Administração Pública, no âmbito de uma Operação cofinanciada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A Campanha de Sensibilização, com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», tem como principal desígnio envolver o Estado na promoção da Eficiência Energética, através de um plano de ações inovadoras que decorrerão ao longo de 2018, a qual iniciou no dia 20 de novembro de 2017 com o ECO.AP Summit, uma conferência dirigida ao público-alvo da Campanha, designadamente:
  • Gestores Locais de Energia (GLE), que são técnicos das entidades públicas responsáveis pela dinamização de medidas de melhoria da eficiência energética nas suas instalações;
  • Dirigentes superiores dos organismos públicos, incluindo Secretarias-gerais dos Ministérios, que têm um papel decisivo no desenvolvimento de projetos de eficiência energética nas entidades por si dirigidas e competências em matéria de gestão do património edificado;
  • Peritos Qualificados (PQ) do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), que deverão ser intervenientes no processo de identificação e implementação de medidas de eficiência energética, nomeadamente através do apoio na elaboração de execução de operações de reabilitação energética cofinanciadas pelo PO SEUR ou outros programas.
Para sensibilizar, envolver e capacitar estes intervenientes, a ADENE fixou como linha de ação a realização de:
  • Vinte sessões temáticas dirigidas aos Gestores Locais de Energia. As sessões, distribuídas pelo País (Lisboa; Porto; Aveiro; Braga; Faro; Leiria; Santarém; Bragança/Vila Real; Guarda/Castelo Branco; Portalegre/Beja), com uma duração média de meio dia, têm como objetivo o de informar e apoiar na utilização das ferramentas desenvolvidas para apoiar os GLE, incluindo: Simulador de eficiência energética, Manual de Eficiência Energética, Calculadoras e Barómetro de Eficiência Energética da Administração Pública.
  • Quatro sessões dirigidas aos Dirigentes Superiores dos Organismos da Administração Pública, que visam informar, envolver e apoiar os responsáveis do Estado, para a promoção da eficiência energéticas nos seus Ministérios e entidades.
  • Quatro sessões temáticas dirigidas aos PQ II do SCE, a realizar em Lisboa, Porto e Faro e Setúbal, têm como desígnio envolver estes técnicos qualificados para o apoio às entidades da Administração Pública na identificação e implementação de medidas de eficiência energética.
Os locais e datas destas sessões estarão disponíveis em “Eventos”. Para dotar e apoiar os Gestores Locais de Energia e todos aqueles que agem em prol da eficiência energética na Administração Púbica, a ADENE disponibiliza:
  • Um Simulador de eficiência energética, o qual permite efetuar uma simulação da classe energética do edifício ou fração de serviços, bem como de medidas de melhoria a considerar numa reabilitação energética integradas ou na implementação de medidas isoladas.
  • Um Manual de eficiência energética, composto por 7 guias com os seguintes temas: (1) Introdução; (2) Gestão de Energia, (3) Conforto Térmico, (4 ) Iluminação, (5) Águas Quentes Sanitárias, (6) Energias Renováveis; (7) Programas de Financiamento e Contratação Pública.
  • Calculadoras, ferramentas de cálculo simplificado que têm como propósito apoiar o Gestor Local de Energia a estimar investimentos e economias de energia com a implementação de algumas intervenções, como por exemplo: substituição dos sistemas de iluminação, instalação de um sistema solar térmico ou um fotovoltaico, ou a substituição dos equipamentos de climatização ou de produção de águas quentes sanitárias.
  • Materiais de sensibilização a disponibilizar aos Dirigentes Superiores e Gestores Locais de Energia dos Edifícios Públicos, nomeadamente, cartazes, folhetos, autocolantes e screensavers, com mensagens-chave em prol da eficiência energética através da adoção de comportamentos mais eficientes.
Estas ferramentas e materiais estarão disponíveis num novo menu designado “Ferramentas”. Isto porque…. “A energia tem ECO no futuro”.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up