Questionário de Satisfação sobre o Programa ECO.AP

No final de 2019, os Gestores Locais de Energia pronunciaram-se sobre as atividades do Programa ECO.AP. A opinião geral foi positiva. Foram também identificadas algumas oportunidades de melhoria. Aceda aos resultados do questionário aqui ⇒ 

ECO.AP

Os Gestores Locais de Energia (GLE) foram convidados pela ADENE a darem a sua opinião sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa ECO.AP durante o ano de 2019. Os resultados baseiam-se numa amostra composta por 50 respostas obtidas de um total de 239 GLE inquiridos. Mais de 70% dos GLE que responderam estão registados no Barómetro ECO.AP o que indicia que as respostas representam uma amostra de GLE informados quanto à obrigação de registo nesta plataforma

Capacitação

No que se refere à participação nas sessões de capacitação presencial, cerca de 70% dos GLE participaram em pelo menos uma sessão. A distância ao local da sessão e a falta de disponibilidade foram as principais razões para a não participação nas sessões.

70% dos GLE participaram em pelo menos uma sessão

Dos GLE que responderam ao questionário, 60% participaram em sessões “Sou GLE, e agora?” e cerca de 25% em sessões “ECO.AP Experiências | Fotovoltaico”.

As sessões realizadas em 2019 que suscitaram maior interesse foram as dedicadas aos temas “Poupanças” e “Sistemas de Gestão Técnica Centralizada”, ambas com cerca de 40% de taxa de interesse. Para futuras sessões, os temas que suscitam maior interesse junto dos GLE são a Medição e Verificação de Poupanças, os Planos de Ação de Eficiência Energética, as Medidas Comportamentais e a Preparação de Candidaturas.

Relativamente à capacitação online, apenas 20% dos GLE assistiram ao módulo de capacitação presencial, manifestando-se satisfeitos quanto ao respetivo conteúdo.

Ferramentas ECO.AP

Quanto às ferramentas de apoio (simulador e calculadoras), 32% dos GLE já utilizaram o simulador ou pelo menos uma das calculadoras, sendo as calculadoras de Iluminação e de Solar Fotovoltaico as mais utilizadas. A falta de disponibilidade foi invocada como o principal motivo para a não utilização.

Simulador Desempenho Energético
calculadora iluminação
Calculadora Iluminação
Calculadora Climatização
calculadora águas quentes sanitárias
Calculadora AQS
calculadora solar fotovoltaico
Calculadora Solar Fotovoltaico
Calculadora Solar Térmico

32% dos GLE já utilizaram o simulador ou pelo menos uma das calculadoras

Como aspetos a rever, os GLE apontaram alguma limitação ao nível das opções de sistemas disponíveis, dificuldades na inserção dos dados e na obtenção dos valores reais e o risco da simplificação. Como aspetos positivos, destacam-se a facilidade de utilização, a reduzida complexidade e a rapidez na devolução dos resultados, o que se traduz numa experiência globalmente positiva e expedita. Os GLE sugeriram algumas funcionalidades que poderão valorizar as calculadoras, tais como o carregamento e a exportação de dados para aplicações excel e word, a possibilidade de gravação das simulações e dos cálculos obtidos, bem como a introdução de um módulo avançado para inclusão de especificações do edifício (resultado mais próximo do real).

Opinião sobre Programa ECO.AP

Convidados a dar uma opinião sobre Programa ECO.AP, os GLE identificaram como principal aspeto a melhorar a necessidade de uma melhor resposta a casos específicos, quer em termos de setor de atividade quer em termos de nível de conhecimento.

Foi identificada a necessidade de melhor adaptação das sessões a casos específicos

Como aspetos positivos, destacam-se o interesse dos temas abordados, o contributo para uma maior consciencialização para a importância da utilização sustentável dos recursos, a disponibilidade da equipa ECO.AP, os conteúdos disponibilizados na página da internet e a mais valia para o desempenho da função de gestor local de energia.

Foi destacada a mais valia para o desempenho da Função de gestor Local de Energia

Os GLE apresentaram ainda sugestões para o aperfeiçoamento do Programa.

Sugestões de melhoria feitas pelos GLE

Finalmente, alguns GLE mostraram disponibilidade para contribuírem para o portefólio de Casos de Sucesso disponível no site do Programa ECO.AP.

Os resultados deste questionário, em conjunto com outras sugestões recebidas ao longo do ano de 2019 e anteriores, afiguraram-se de grande utilidade para o planeamento de mais um ano de atividades do Programa ECO.AP, em linha com as necessidades e as expectativas do seu público-alvo.

Scroll Up