Sessões de informação já chegaram a várias cidades do país e envolveram mais de 200 participantes.

Sessões de informação já chegaram a várias cidades do país e envolveram mais de 200 participantes.

Artigo: Sessões de informação já chegaram a várias cidades do país e envolveram mais de 200 participantes.

Sessões de informação já chegaram a várias cidades do país e envolveram mais de 200 participantes.

Sessões de Informação já chegaram a várias cidades do país e envolveram mais de 200 participantes

 

Lisboa, Porto, Faro, Beja e Coimbra são exemplo de cidades do país que receberam sessões de informação e sensibilização promovidas pela ADENE – Agência para a Energia, com o objetivo de apoiar os responsáveis e utilizadores dos edifícios da Administração Pública a adotar comportamentos que levem ao uso racional de energia e a implementar medidas de melhoria ao nível do desempenho energético das suas instalações. O resultado pretendido visa a redução da fatura de energia, bem como a melhoria do conforto para os utilizadores dos edifícios, tornando o parque imobiliário da Administração Pública mais eficiente na dimensão do consumo de energia.

Num total de 20 sessões efetuadas, na presença de mais de 200 participantes, foram abordados temas como a gestão de energia, a iluminação, o conforto térmico, as energias renováveis e ainda mecanismos de financiamento para implementação de potenciais medidas de melhoria da eficiência energética e utilização de energias renováveis que visam vários benefícios para os utilizadores e para a fatura energética do Estado.

Adicionalmente, foram ainda apresentados e explorados vários materiais e ferramentas desenvolvidas para apoiar os intervenientes, nomeadamente um “Manual de Eficiência Energética”, um “Simulador” relativo ao desempenho energético dos edifícios de serviços e “Calculadoras” que, em tempo real, avaliam as alterações, ao nível energético e económico, decorrentes da substituição e/ou instalação de soluções de eficiência energética e energias renováveis nos edifícios da Administração Pública. Estes materiais e ferramentas encontram-se acessíveis online no menu Ferramentas em https://ecoap.pnaee.pt/ ou através dos seguintes links:

calculadora iluminação

Calculadora de Iluminação

calculadora águas quentes sanitárias

Calculadoras Águas Quentes Sanitárias (AQS)

Calculadora Climatização

calculadora solar fotovoltaico

Calculadora Solar Fotovoltaico

Calculadora Solar térmico

O Barómetro de Eficiência Energética na Administração Pública, disponível em https://www.barometroecoap.pt/, é também uma das ferramentas apresentadas nestas sessões.

Com o objetivo de alargar o efeito informativo das sessões, é disponibilizado um “kit GLE” aos Gestores Locais de Energia (GLE), composto por materiais informativos e de sensibilização para implementarem as ações de melhoria do desempenho energético nas suas instalações.

Nos meses de junho e setembro as sessões tiveram como participantes, sobretudo, Gestores Locais de Energia e Peritos Qualificados, sendo que em outubro as sessões efetuadas contaram com a participação de Dirigentes Superiores de diferentes Ministérios.

Estas iniciativas estão a ser desenvolvidas pela ADENE, enquadradas na Campanha de Sensibilização e de Promoção para a Eficiência Energética dirigidas à Administração Pública Central, cofinanciada pelo PO SEUR.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Email
Close Menu