Gestores Locais de Energia de entidades da Administração Pública participaram nos workshops “Sou GLE, e agora?” em Portalegre, Évora e Loulé, com forte representação dos Agrupamentos de Escolas

 

No âmbito do Programa ECO.AP, a ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), promoveu mais três edições do Workshop “Sou GLE e Agora”, nos dias 21 de maio (Portalegre), 17 de junho (Loulé) e 4 de julho (Évora).

Estas sessões de capacitação contaram com a colaboração das Agências Regionais de Energia e Ambiente, AREANATejo e AREAL, e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e visaram levar o Programa ECO.AP aos Gestores Locais de Energia dos serviços e organismos da Administração Pública localizados no Alentejo e ao Algarve.

O workshop “Sou GLE e Agora”, criado em 2019, aborda o papel dos Gestores Locais de Energia, as ferramentas que têm ao seu dispor para a dinamização e acompanhamento das medidas de eficiência energética, bem como a equipa que os pode apoiar a melhorar o desempenho energético e a reduzir custos com a energia nos seus serviços. Apresentam-se, ainda, nestas sessões, os casos de sucesso na Administração Pública e os mecanismos de financiamento que permitem apoiar a implementação de medidas de eficiência energética e energias renováveis.

Nas sessões realizadas no Alentejo e no Algarve, os agrupamentos de escolas marcaram forte presença, o que revela um interesse crescente por parte destas entidades na melhoria do desempenho energético dos edifícios escolares.

Exemplo de uma boa prática de gestão de energia que se pretende disseminar é o sistema de produção de energia fotovoltaico implementado em 3 Escolas do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro. Este sistema de produção permite ao Agrupamento poupanças anuais da ordem de 40 800 euros e 224 toneladas de CO2.

Estas e outras medidas de gestão sustentável de energia, requerendo ou não investimento, são abordadas nos Workshops “Sou GLE e Agora” e “ECO.AP Experiências” que têm vindo a ser realizados pela ADENE, em colaboração com a DGEG, em vários pontos do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email