Workshop ECO.AP Experiências | Poupanças promovido no Instituto Superior Técnico

Gestores Locais de Energia de diversas entidades da Administração Pública participaram no workshop ECO.AP Experiências Poupanças, que decorreu no Instituto Superior Técnico (IST) no passado dia 12 de dezembro.

A ADENE, em colaboração com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no âmbito do Programa ECO.AP, e em parceira com o Instituto Superior Técnico, promoveu, no passado dia 12 de dezembro de 2019, o workshop ECO.AP Experiências Poupanças em edifícios públicos, que contou com a presença de 21 participantes.

O workshop “ECO.AP Experiências | Poupanças”, conduzido pela equipa ECO.AP da ADENE, e que contou igualmente com a participação, como orador, do Eng. Mário Matos, do Instituto Superior Técnico, permitiu promover a troca de experiências entre Gestores Locais de Energia e Sub-Gestores Locais de Energia sobre a temática das Poupanças, nomeadamente no que se refere à avaliação dos principais indicadores financeiros para avaliação de projetos de eficiência energética e energias renováveis.

Neste workshop foram abordados os principais indicadores energéticos, ambientais e financeiros de suporte à avaliação de investimentos, alguns referenciais e ferramentas de apoio à decisão, bem como os principais modelos de negócio e as fontes de financiamento a que as entidades da Administração Pública poderão recorrer para alavancarem o investimento em projetos de eficiência energética e/ou de energia renovável.

Foi igualmente apresentado o caso prático de sucesso de medidas implementadas no Instituto Superior Técnico, resultante da alavancagem do projeto Técnico – Campus Sustentável por parte da equipa de trabalho do IST, e clarificadas questões específicas colocadas pelos participantes no workshop. No final da sessão foi realizada uma visita à instalação solar térmica, permitindo aos participantes ver in loco os sistemas/componentes de produção solar térmica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Scroll Up